As 4 Bandeiras do Grêmio

Primeira, 1904
Sua primeira aparição oficial foi na passeata de inauguração da baixada, em agosto de 1904. Possuía as cores azul, preto e branco disposta nas formas de listras horizontais, com a insígnia do clube
no canto superior esquerdo.

Segunda, 1918-1944
Esta bandeira foi doada por uma torcedora, que manteve as cores tradicionais dotime tricolor. Porém sua disposição imitava a bandeira brasileira, com a insígnia do clube centralizada dentro de um lozango. Esta bandeira foi hasteada pela primeira vez em 1916 para solenizar a vitória gremista sobre o Scratch uruguaio. Com o passar do tempo, em 1918 esta bandeira, que era de caráter comemorativo, substituiu definitivamente a bandeira do Grêmio Porto-Alegrense até 1944.

Terceira, 1944-1963
Em 28 de maio de 144 o Grêmio oficializa sua terceira bandeira. A mudança havia sido descidida em obediência à lei federal, que vedava a adoção de desenho semelhante a bandeira brasileira. A nova bandeira era composta por um retângulo azul tendo a esquerda a insígnia do clube de onde partem, em sentido diagonal, listras brancas e em sentido horizontale vertical, listras pretas. O distintivo tricolor permaneceu inalterável até 1963.

Atual desde 1963
A principal mudança ocorreu no distintivo do clube, que agora levava o ano de fundação e a palavra Grêmio. O novo distintivo do clube foi aprovado em unanimidade em 3 de junho 1963. Apenas uma pequena alteração ocorreu até os dias de hoje, a inclusão de uma estrela dourada no canto superior esquerdo, afim de assinalar a contribuição do Grêmio F.B.P.A, através do jogador everaldo, na conquista do tricampeonato mundial de futebol.

0 comentários: